Sobre Pontal

cidade de Pontal

Pontal é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º01'21" Sul e a uma longitude 48º02'14" Oeste, estando a uma altitude de 515 metros. Conforme estimativa do IBGE em 2010 sua população atual é de 40.244 habitantes. Situa-se a 15 km de Sertãozinho e a 35 km de Ribeirão Preto, as duas maiores cidades da região.

Histórico

Em fins do século XIX o comércio do Norte do Estadual utilizava, em grande parte, as vias fluviais, a partir do Porto dos Ferreira (atual Município de Porto Ferreira), pelo rio Mogi-Guaçu até sua foz, no rio Pardo. A Companhia Paulista de Estrada de Ferro e Navegação Fluvial, encarregada do transporte fluvial, inaugurou na confluência dos rios Mogi-Guaçu e Pardo, o Porto Pontal, assim chamado pela situação geográfica do local, que descrevia uma "ponta".

Construiu-se à margem direita do rio Pardo, um armazém que funcionava como entreposto comercial e armazém de mercadorias. Nessa época, Antônio Moreira adquiriu terras locais dando início a uma povoação.

Alguns anos mais tarde, os irmãos Joaquim e Manoel Onça, adquiriram uma gleba, a dez quilîometros do povoado, instalando um armazém e forjaria para foices.

Começaram a chegar os imigrantes italianos que iniciaram as fazendas de café.
Quando os trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro atingiu a região, a população concentrou-se junto a estação, onde foi construída uma capela de São Lourenço, o padroeiro.

A formação da nova vila foi possível devido ação de Joaquim Onça, que loteou suas terras.

Dados Gerais

A Cidade de Pontal tem esse nome pelo encontro de dois importantes rios da região, são eles: Rio Pardo e Rio Mogi-Guaçu, no encontro forma um bico denominado Bico de Pontal.

A sua economia é baseada na cana de açucar, amendoim, soja, milho, pecuária.
Hoje conta com 3 usinas, Carolo, Bela Vista, Bazan. E possue também empresas metalúrgicas como ABR 1 e 2, Metalfa, Balançotec, Hincol e Hg guindastes industriais, TJA, Paschoal Ortolan SA, e entre outras.

O seu território já pertenceu à cidade de Sertãozinho, sendo que Pontal já foi distrito da vizinha maior. Possui o distrito de Cândia, a 16 kms da sede, e o bairro rural de Vila Barbacena Walter Becker, a 13,6 kms da sede.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Pontal.

Blog do Guia da Cidade Pontal

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Pontal por e-mail
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Pitangueiras, Sertãozinho, Jardinópolis, Sales Oliveira e Morro Agudo.

Dados Principais sobre a Cidade de Pontal

Aniversário: 18 de Outubro
Fundação :
1907
Gentílico:
Pontalense
Área:
355,262 Km²
População
45.978 hab. (2015)
IDH 0,792 - médio
Prefeitura Pontal

Brasão de Pontal
Brasão de Pontal

Vídeo sobre a cidade de Pontal
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Pontal

 

Mapa de Pontal

 

Moradores ilustres de Pontal

 

   
  Sobre o EncontraPontal
Fale com EncontraPontal
Anuncie no EncontraPontal
Cadastre sua Empresa no EncontraPontal (grátis)



Termos EncontraPontal | Privacidade EncontraPontal